terça-feira, março 18, 2008
O Outro Cavaleiro do Apocalipse
Aldea Mogrovejo. Populación: zero.
Este lugarejo, algures nas profundezas da Espanha até por D. Quixote esquecida, assume-se como justa homenagem ao vulto do futebol mundial que lhe dá o nome.
Mas voltemos atrás. A história deste guedelhudo Cavaleiro do Apocalipse tem início em meados da década passada:
Marcelo Houseman, um seboso empresário argentino com cara de segurança de discoteca desmotivado, torna-se numa espécie de academia do Sporting ao contrário, e desata a cuspir cepos em todas as direcções. Para nossa sorte, uma dessas direcções foi a cidade invicta.
Abram alas para os cinco Cavaleiros do Apocalipse.
Chegaram Baroni, Mandla Zwane, N'Tsunda, Walter Paz e Mogrovejo, como poderiam ter chegado Dartacão, Noddy, aquele actor estranhíssimo da TVI, o cabelo do Diogo Feio e uma sameirinha de Spur Cola.
Sir Bobby abriu os braços, Jorge Nuno abriu a carteira, e os cinco estarolas fecharam o tasco.
Na sua versão bíblica, os quatro cavaleiros do apocalipse eram a conquista, o extermínio, o cannigia, a fome, e a morte. No mundo real, isto traduziu-se mais ou menos desta forma:
- conquista: Ronald Baroni (Perú - Conquistadores, etc.)
- extermínio: Walter Paz (porque foi o que fez à sua própria carreira)
- cannigia: Mogrovejo (pois)
- fome: N' Tsunda (um gajo que se orgulha de ser mais rápido que o vento tem de ser magrinho)
- morte: Zwane (estava a jogar à bisca quando Deus distribuiu os cognomes mais fixes. Ficou com a fava.)
Esta conversa dava para quatro blogs e meio, portanto foquemo-nos no homem do momento: Roberto Mogrovejo.
Terá sido o mais temido dos cinco, pois se é verdade que a morte, a fome e o extermínio podem assustar muita gente, um cannigia assusta muito mais. Pinto da Costa recebeu-o com pompa e circunstância no seu gabinete, augurando-lhe um futuro risonho de Dragão ao peito, provavelmente com medo do que ele lhe pudesse fazer. É que Mogrovejo não reage bem à falta de atenção.
Como novo Cannigia, era esperada da sua parte uma apetência para espancar peixes, inalar cal das linhas delimitadoras do relvado, beijar homens na boca frente a câmaras de TV e ter penteados ridículos.
Roberto Mogrovejo só conseguiu transformar a última situação numa realidade indelével. Dada a enorme desilusão, e também porque a influência dos Cavaleiros do Apocalipse no balneário tripeiro estava a tornar-se insuportável para cromos nacionais como Bandeirinha ou Vítor Nóvoa, o presidente azul-e-branco fez com que o nosso amigo argentino desaparecesse num ápice:
- "Mogroquem? Ah, não. Esse estava à experiência, acho eu. Mas nem sei quem é. Tem bigode?"
Verdade seja dita, o Cavaleiro do Apocalipse só voltou a pisar solo nacional dez anos depois - já sem o monumento capilar do passado - com a selecção argentina de futebol de praia.
-"Assim fico mais perto dos peixes.", disse ele, numa efémera tentativa de recuperar a fama de novo Caniggia, aos tenros 52 anos de idade. Fica para a próxima.
P.S.: A foto não é adulterada. Isto é mesmo uma aldeola que o co-blogueiro Pedro encontrou em Espanha.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
19 comentários:
do seu futebol não me lembro... acho que só o vi a jogar futebol de praia, mas a sua figura de cavaleiro medieval com os cabelos ao vento é inesquecível!
Eu confundo sempre os meus Mendoncas com os meus Mateus, mas eu sempre pensei que este gajo era o guitarrista dos Extreme e so nao deu nada no Porto porque o clube dele era realmente o Benfica
" - Eu estar tocando guitar em Argentina with Extreme, people boooo and empresario Marcelo dizer.
- Te pareces a Cannigia ven conmigo a jugar futbol a Portugal, te presento a Walter el baterista de una banda de rock psicadelico argentina.
- Eu dizer ele, nunca ter jugado soccer en vida mia
- No importa, el entrenador tiene alzheimer y la encomienda es de 5 personas, ya tengo dos africanos, 1 peruano y ahora 2 argentinos
- Mas eu nao ser argentino, eu ser yankee,mi father serer from AZOres, eu nao querer voltar there.
- No es en el OPorto
- the ones com as red shirts
- ????? Si eses, no te olvides te llamas Mogrovejo
- Yes I go, eu gostar muito de Benfica"
do futebol dele axo q nng se lembra...supostamente nunca chegou a calçar, de tão mau que era.
Hahahahahaha o Nuno Bettencourt é benfiquista mas é um dos melhores guitarristas rock do mundo!! Pelo contrário o Mogrovejo deve ser dos piores futebolistas do nosso futebol... comparações!!
sabes lá se era mau...alguma vez o viste jogar? :)
alguma vez ALGUÉM o viu jogar? nem a mãe dele, com sorte.
e chamar "rock" aos extreme? lol
Eu sei que este não é 1 sitio de discussão de música mas não suporto gente mal informada, que conhece 1 banda apenas por 1 música!
Carrasqueira se só conheces More Than Words e não conheces + nada da banda, cala-te por favor! Se não procura no Youtube "Decadence Dance"; "Hole Hearted"; "Get The Funk Out"; "Kid Ego"; "Play With Me"... só pra perceberes como foste infeliz no que disseste!
peço perdão, fui tão imbecil quanto uma manchete do jornal record.
não voltarei a conspurcar o nome dos extreme.
Hello. This post is likeable, and your blog is very interesting, congratulations :-). I will add in my blogroll =). If possible gives a last there on my blog, it is about the Câmera Digital, I hope you enjoy. The address is http://camera-fotografica-digital.blogspot.com. A hug.
LOL
nuno bettencourt. do que um gajo se lembra :)
rock on!
Sou um fã acérrimo do Cromos da Bola tal e qual um senhor de 60 anos que se desloca ao campo de futebol do seu clube num Domingo soalheiro, de telefonia ao ouvido e chama GATUNO ao árbitro! E finalmente o ressuscitar do grande Mogrovejo! (mas ele sempre morreu? Piada de mau gosto com a quadra Pascal?) É que, cá em casa (eu tinha que partilhar isto), quando surge um valor duvidoso da bola, eu e o meu pai dizemos sempre: "este também tem a mania que é o Mogrovejo...". Obrigado, Fitzx! Obrigado, Cromos da Bola!
Já agora, acabei de publicar o meu primeiro post sobre bola num blog generalista. Dêem uma vista de olhos, por favor: www.psicastenica.blogspot.com
Um bem haja!
ESTE BLOG, É SEMPRE A MESMA MERDA......PACHAÇOS
A anterior mensagem foi nitidamente debitada pelo Mogrovejo.
Como todos sabeis, "pachaços" é a tradução castelhana do vocábulo tuga "palhaços"
Envio daqui um fortíssimo aperto de mão ao Mogry, esse homem com 2 h´s muito grandes.
E sem querer levantar poeira que já assentou, digo ainda que Extreme não vale um (pa)chaço.
Ass: gajo que disse que ia enviar um cromo do Caio Júnior todo torto e que nunca mais o enviou
Sub-lodo, Mogrovejo e gajo que disse que ia enviar um cromo do Caio Júnior todo torto e que nunca mais o enviou, a vós um Bem Haja pelos eloquentes Cacciolis debitados.
Um sincero De La Sagra on the rocks,
Pachaço.
Alguem se lembra do Mihailov GR careca do Belenenses que quando jogou no Campeonato do Mundo de 1994 tinha uma trunfa que parecia o gajo que cantava ao lado do Mogrovejo nos Extreme.
Ou muito me engano ou o Mihailov e o cantor dos Extreme.
Um grande Toze Marreco com Cebola para todos e para acompanhar Bevacqua
Alguem se lembra do Mihailov GR careca do Belenenses que quando jogou no Campeonato do Mundo de 1994 tinha uma trunfa que parecia o gajo que cantava ao lado do Mogrovejo nos Extreme.
Ou muito me engano ou o Mihailov e o cantor dos Extreme.
Um grande Toze Marreco com Cebola para todos e para acompanhar Bevacqua
ahahahahaha lembro!!!
olha que o filho do Mihailov jogou hoje pelos sub21 e tem as mesmas entradas no cabelo que o pai tinha!! =p
Nao te preocupes que esse se sair ao pai dentro de uns anos tem uma trunfa como a Manuela Moura Guedes
Nao ha pra ai nenhum cromo da bola careca de bigode, Bandeirinha a parte ta claro
http://o-fabuloso-destino-de.blogspot.com/
Il semble que vous soyez un expert dans ce domaine, vos remarques sont tres interessantes, merci.
- Daniel
Enviar um comentário